26/01/2022

Coren-AC realiza curso preparatório para Mestrado Profissional no estado

Nos dias 26 e 27 de janeiro, o Conselho Regional

Nos dias 26 e 27 de janeiro, o Conselho Regional do Acre (Coren-AC) vai receber um curso preparatório voltado aos interessados em se inscreverem no Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial, da Universidade Federal do Acre (UFAC), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). O edital foi criado em conjunto com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fruto do acordo Cofen/Capes.

O curso vai oferecer subsídios para a preparação dos projetos das próximas turmas do mestrado. “O mestrado profissional em Enfermagem visa a formação de recursos humanos e o desenvolvimento de pesquisas para o avanço da Prática Profissional. Muitos enfermeiros estão distantes da academia e esse curso pode aproximar pesquisa e prática”, explica Rosimeire Santana, coordenadora do Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial da UFF (MPEA-UFF).

O presidente do Coren-AC, João Lima, comentou sobre a importância da ampliação destes cursos para o estado do Acre. O primeiro curso já vai formar 10 profissionais, mas este número de vagas ainda é pequeno para as demandas locais. Por isso, já queremos uma terceira edição e também o curso de doutorado,” afirmou João Lima.

Aos interessados que não puderem participar pessoalmente, as quatro aulas preparatórias estão disponíveis no canal do Youtube da UFF e o edital completo está na plataforma Cofenplay.

Impacto – O Acre é um estado que necessita interiorizar a qualificação em saúde. Os profissionais têm dificuldades no deslocamento para o interior, já que em diversos municípios populosos o acesso é por meio de barco e avião. “Antes não existiam enfermeiros com mestrado profissional no estado. Esta é uma demanda urgente”, comentou a coordenadora do Projeto de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior PCI-ACRE, Barbara Pompeu (UFF).

Fonte: Ascom – Cofen